domingo, 7 de outubro de 2018

POEMAS DE SAUDADE









Saudade


Saudade é o que sinto hoje
Saudade é nuvem que vai
É algo tão leve
Que até o vento levou
Saudade é algo que dói
Vai e volta
Dura só um momento
Ou dura à eternidade...
A saudade
É um pensamento
Ela leva ao vento
Alguém que a gente amou
É como um barquinho na correnteza
De um rio que a agua levou...
A saudade
É uma estrela sem brilho
É leve e voa de vale em vale
Meu pai o vento levou
Saudade foi o que restou...
 




SAUDADE DO MEU PARAÍSO

Quando volto ao lugar onde vivi
Relembro o dia em que fui embora
Chorei tanto àquela hora
Partia do paraíso onde eu cresci...

Passei ali a minha infância e adolescência
Que saudade de cada canto daquele lugar
Corria livre pela mata sem ninguém reclamar
Não existia maldade nem tão pouco saliência...

Lembro-me até hoje da soprando baixinho
E o cheiro de mato depois da chuva
Impregnava o ar
Que saudade tenho de lá...

Lugar tranquilo de boa gente
À tardinha sempre se juntavam
Era uma folia ouvir as  historia contavam
Ali amigos viravam parente...






 


                                                      


Saudade


Saudade é o que sinto hoje
Saudade é nuvem que vai
É algo tão leve
Que até o vento levou
Saudade é algo que dói
Vai e volta
Dura só um momento
Ou dura à eternidade...
A saudade
É um pensamento
Ela leva ao vento
Alguém que a gente amou
É como um barquinho na correnteza
De um rio que a agua levou...
A saudade
É uma estrela sem brilho
É leve e voa de vale em vale
Meu pai o vento levou
Saudade foi o que restou...






  

RUAS DE LA SAUDADE

Oh! Que añor que tengo
De aquel tiempo pasado
La salida de la escuela
Hasta las medias de color rosa...

Medias que tanto odiaba
Cuando está obligada a usar
Trenzas pendientes de los lados
Lazo de cinta planchado...

Los versos en el diario
Los recuerdos en la cartera
Los errores que cometía
Cuando intentaba hacer poesía...

De las voces en los pasillos
Juegos de chicas
Maquillaje cara borroso
La carrera hacia el baño ..

Lavando la cara
La sonrisa en el espejo
Irritación con las bromas
De quien no sabía nada...

 Los Simpsons

Con la estima del amigo Daniell Planzo









Saudade



Um olhar

Um sorriso

Uma magia

Envolvia-me...



Um adeus

Separação

Medo

Desencontro...



Destino marcado

Meu jeito

Nosso momento

Paixão

Reencontro...



Surge o amanhecer

Minha vida

São risos

São lágrimas

Desespero...



O tempo passa

Inesperadamente

Desengano

Ilusão

Decepção...



Recomeço

O fim do começo

Inútil

Desespero

Saudade, saudade...

Só saudade...


Saudade

A saudade é algo que vem sem se querer
É lembrança que dói sem ter remédio
É sentimento doido
É a dor de quem partiu
É aquela vontade louca
De voltar no tempo
Reviver aventuras dos momentos felizes
Saudade é a dor no peito
Um vazio sem jeito
É choro de lembranças
De tudo que foi vivido
É o riso descontente de lágrimas contida
A saudade é um bichinho entra na gente
Rói deixa marcas
Deixa a gente assim
Sem vontade de seguir...






Saudade
A saudade vive em mim
O momento presente
Instantes eternos
Um segundo
Em ascendente tempo
Aos olhos que não se vai
Ou não chega ao fim...
Vive em mim
A saudade da vida
O cheiro de terra molhada
A brisa que move do mar
O assovio na madrugada...
Tudo vive em mim
A saudade eterna
O amor penetra
Não vejo
Não revivo
Deixo atravessar
Ou nem mesmo ficar...
Passa em mim
Um espectro
Uma lembrança
Saudade, saudade
Só saudade...



SAUDADE

Daquele tempo sem maldade
A noitinha porta aberta
Cadeiras na porta
Ali se ficava até tarde
Para se ouvir uma boa prosa...

Meu pai com a sua alegria
Contava piadas nos fazia ri
Mundo bom era aquele ali
Onde a paz nos fazia companhia...

Hoje tudo é diferente
O mundo virou absurdo
Não se senta mais na porta
Nem existe mais uma boa prosa
O medo tomando conta de tudo...


Quero o meu mundo de volta
Sem tecnologia avançada
Quero voltar a sentar na calçada
Olhar a Lua ouvir uma história...


 



SAUDADES

Oh! Que saudade que tenho
Daquele tempo passado
A saída da escola
Até das meias cor de rosa...

Meias que tanto odiava
Quando obrigada a usar
Tranças pendidas dos lados
Laço de fita engomado...

Os versinhos no diário
Os recadinhos na carteira
Os erros que cometia
Quando tentava fazer poesia...

Das vozes nos corredores
Brincadeira saborosa
Maquiagem rosto borrado
A corrida para o banheiro...

Lavando o rosto
O sorriso no espelho
Irritação com as piadas
De quem não sabia nada...





GOTAS DE SAUDADE


Renasci no clarão da lua
Toda pura e seminua
Que na escuridão da noite
Lança seus raios- encanta-me
E nesse encantar
Cantei versos bailei na rua
Procurei a felicidade
Numa gota de saudade
Encontrei o mais lindo sorriso
Nas gotas de orvalho que caem
 De um lindo amanhecer
Cantei as canções da brisa
Que sopra suave em direção ao mar
E nesse mar fui a lágrima da chuva
Sou os gestos sofridos na batalha da vida
Fui uma folha ao vento
Sem rumo sem destino
Fui o rio que flui
Transbordando no mar
Fui o murmúrio do vento que passa sem pressa
Deixando o mais profundo silencio
Nas gotas de uma saudade...
 


Saudade

A saudade é algo que vem sem se querer
É lembrança que dói sem ter remédio
É sentimento doido
É a dor de quem partiu
É aquela vontade louca
De voltar no tempo
Reviver aventuras dos momentos felizes
Saudade é a dor no peito
Um vazio sem jeito
É choro de lembranças
De tudo que foi vivido
É o riso descontente de lágrimas contida
A saudade é um bichinho entra na gente
Rói deixa marcas
Deixa a gente assim
Sem vontade de seguir... 






SOLIDÃO
Às vezes a vida da gente é como a noite
Quando as estrelas resolvem se recolher
O nosso tempo parece que vai chover...

Nessas horas o silêncio parece  entender
O vazio que causa a chegada da solidão
Bagunçando pensamentos ocupando o coração
O melhor é calar a alma e se recolher...








  SAUDADE DA INFÂNCIA


Do tempo de criança
Quando tudo era tranquilo
Hoje não existe nada tranquilo
Resta apenas a lembrança...


Gostoso dormir na casa de uma tia
Era a folia dos sobrinhos
Lá sobrava afago e muitos carinhos
A noite ficava pequena para tanta folia...

 No sábado tudo era permitido
Dormia tarde- o outro dia era domingo
Ali tinha de tudo e não faltava chamego
O pão quentinho era garantido...

Longo cedinho o leite era tirado
O cheiro gostoso saindo da cozinha
A tia coava café, o tio pegava a galinha,
Para fazer um almoço caprichado.







SAUDADES



Voltei lá no passado

Tempo de menina

Sem hora para dormir

Muito menos para acordar...



E se tinha que acordar

Corria mudava os ponteiros

E o pobre do relógio parava

Nem a trás e  nem a frente andava...



Amava as manhãs radiosas

Quando o dia nascia

E o sol raiava

E se ele não vinha

Eu logo desenhava...



Tempo de meninice

Que sonhava e queria voar

Entrar dentro do arco íris

Na beira do rio parar...



Despertar uma fada

Radiante de todas as cores

Nuvens de algodão doce

Ou simples jardim de flores...












SAUDADES DO PASSADO

Queria viver hoje o que vivi no passado
A gente era feliz e não sabia
Cada despertar era uma nova alegria
Tudo que vivi continua bem guardado.

Aquele tempo não existia maldade
Nem tão pouco a ambição
Amigos se tornavam irmão
Não conhecíamos essa tal vaidade.

Que consome os jovens com a tecnologia
Saudades essa nunca vai me  abandonar,
Se apenas um dia eu pudesse voltar,
Aquele tempo era uma simples poesia...






Se...

A saudade tivesse cores
Deixaria os meus dias mais encantados
Eu escreveria apenas poemas apaixonados
Minha vida seria um canteiro de flores...

Se...
A saudade fosse apenas da minha imaginação
Seria molhada com chuvas risonhas
Não mais teria lágrimas em minhas fronhas
Viveria uma eterna emoção...

Se...
A saudade fosse toda iluminada
Como estrelas salpicando as noites de luar
 Com certeza escreveria apenas poemas com verbo amar
Recheados com versos bobos de uma eterna enamorada...









Saudade
A saudade vive em mim
O momento presente
Instantes eternos
Um segundo
Em ascendente tempo
Aos olhos que não se vai
Ou não chega ao fim...
Vive em mim
A saudade da vida
O cheiro de terra molhada
A brisa que move do mar
O assovio na madrugada...
Tudo vive em mim
A saudade eterna
O amor penetra
Não vejo
Não revivo
Deixo atravessar
Ou nem mesmo ficar...
Passa em mim
Um espectro
Uma lembrança
Saudade, saudade
Só saudade...



Saudade...
 ... Em mim é o que não falta
Daquele tempo de criança
Que brincava de gangorra
Sem ter medo do perigo
Voava tão alto queria tocar o céu.
Subir no umbuzeiro
Chupar a frutinha madura,
Rapar o tacho de doce de leite
Ainda quente queimando a língua
E nem tinha medo de dar dor de barriga,
Que delícia era comer bolo quente
Melhor ainda quando comia escondido...
Quem não gostava de correr pelos campos
Andar de pé no chão
Para no lago beber água
Usar as mãos para pegar
Depois não tinha como evitar
A brincadeira de se molhar,
Que delícia era pegar o barro
Amassar era tão bom
Ver escorregando entre os dedos
E modelar bonecos e cavalos
E deixar no sol para secar,
No dia seguinte corria para pegar
O gado tinha pisado
Só restava o barro amassado,
Tudo era tão simples
E tão bom...




A SAUDADE

Não bate na porta, chega tão de repente,
E nem adianta tentar espantar
Ela é insistente e vai querer ficar
Faz chorar, bagunça a vida da gente.

Por isso ela se chama saudade
De alguém ou algum lugar
Que um dia e não vai mais voltar
Chorar ou sorrir de saudades não tem idade.

E nem tão pouco explicação
De um passado onde ficou um sonho de amor
Sentimento talvez de uma grande dor
Só sei que é algo que traz desassossego ao coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário