terça-feira, 19 de agosto de 2014

A BELEZA DA POESIA






 




Santo Estevão

Minha linda e encantada cidade
Refugio dos amores
Aconchego dos prazeres
Quem aqui chega
Apaixona-se
Faz morada
Feito pássaro
Constrói seu ninho
Vão embora
E logo voltam
Para aqui fincar raiz
Nossa terra da felicidade
Terra de gente boa
É festa o ano inteiro
Uma mistura total
De varias religiões
Terra de grandes homens
Citando como exemplo
Desse posso dizer
Meu amigo
Meu pai
O inesquecível
Zezito Fonseca
Médico
Parteiro
Conselheiro...










 HOMENS E HOMENS
  Homem é bom de qualquer jeito
Ajuda na faxina
Veste-se como pinguim
Atura festas só para agradar
Mas belo mesmo é na hora de amar...

Humilde ele às vezes é
Sincero podemos até encontrar
Muitos trabalham feito elefante
E dão boa vida boa vida a amante...

Mesmo cansado ele sabe desfrutar
Um belo jantar uma musica suave
Nunca poderá fingir o orgasmo
E leva a mulher ao delírio supremo...

Tem coisa melhor que um homem
Que mata barata
Faz caminhada
Conserta o chuveiro
Trabalha o dia inteiro...

Homem perfeito
Que aguenta o stress da mulher
A demora em se vestir
A forra no cartão de credito
E mesmo assim sabe sorri...

Feliz o homem que aguenta sem reclamar
O pneu do carro furado
Aquele beliscão quando se faz safado
A mulher com TPM
Um sexo meio acanhado...








21 DE AGOSTO
Para muitos um dia qualquer
Para mim um dia todo especial
Acordo e fico confabulando com meu espelho
Quem melhor entende meus defeitos.
Mais um ano se passa eu estou aqui
Agradecendo a te Senhor pela dádiva da vida
Pelo amor que da minha família o carinho dos amigos
Hoje já sorri e também já chorei
Mas nunca deixo morrer a esperança que brota dentro de mim
Que meus sonhos Senhor jamais deixem de serem sonhos
Que minha alma criança seja eternamente preservada
Que por mais que a s lágrimas brotem meu sorriso nunca se apague
Os anos passam e  as marcas ficar registradas
Decepcionamo-nos, realizamos sonhos, conquistamos amigos
Atingimos os desejos mais almejados
E esse ano para mim foi de vitórias- quantos sonhos consegui realizar
E que ano que vem e noutros que virão
Eu possa estar aqui confabulando com meu espelho...
E dizer para ele: Hoje é meu aniversário!




Hoje é meu dia especial e nada de escrever coisas tristes onde tenho muito para agradecer e comemorar os meus...........  anos, e nem tente querer saber a idade pois isso eu não vou dizer, hoje quero apostar em mim todas as fichas, dizer que a felicidade é a gente que constrói, que os pequenos  momentos precisamos torna-los tão intensos como se fosse uma noite inteira, viver com a certeza de que o próximo ano será ainda melhor. Não dizem que um bom vinho quanto mais velho melhor... “risos”, quero muito agradecer a todos a quem esteve comigo nesses 365 dias  os amigos de pertinho, aqueles que moram do outro lado da telinha do meu computador mas com certeza amigos verdadeiros a valiosos.
Hoje eu quero esquecer a vida adulta viajar “no mundo encantado da criança” chorar de felicidades ri de ter a bênção de Deus em todos os dias da minha vida.
Passei o dia flutuando de felicidades ao ler tantas mensagens de felicitações, muitas vieram de tão longe que só a brisa para trazer tão rapidinho, telefonemas de amigos, família, e até o famoso WhatsApp serviu de veículo para trazer milhões de parabéns... Pessoas que nem esperava ligar e logo cedinho estava me acordando para dizer: Feliz aniversário! – abraços real e virtual esses foram os melhores com aquele calorzinho de aconchego de passarinho no ninho...
As flores, os bombons, os mimos que até perdi a conta, acho que estarei abastecida por mais 365 dias...
O carinho da família um almoço pra lá de especial essa foi a melhor parte, todos reunidos, o vinho a folia sem faltar às risadas e brincadeiras...
Obrigada a todos!
Esse carinho não tem explicação. Nem tento explicar para não complicar, quero mais é viver essa linda celebração da vida! ! !
E dizer: Amei as  felicitações, as lembranças e o carinho...
Kkkkk  acho o tempo traz marcas mas nos faz ser muito mais feliz naquilo que desejamos...

Beijos floridos em cada coração....

Esqueci-me de dizer: AMO TODOS VOCÊS....

Sempre a inesquecível: Irá Rodrigues







 



Brasil

Meu país de coração
Onde o povo dessa nação
Vive tempo de eleição
De políticos vivendo na contramão...

Não vi um político ainda
Que pensasse  nessa solução
No descaso e na criança
Que vaga sem esperança...

O que vejo nesse lindo Brasil
São políticos individualistas
Que só te conhece para ganhar
No final são todos egoístas...

Qual deles vai cumpri o que promete
Tirar as crianças da rua- dar um lar
Oferecer saúde dignidade e educação
Acabar com a suja prostituição...

Onde crianças são vitimas desse descaso
A miséria que aumenta - falta de proteção
De quem é a culpa dessa decepção- eu, você?
Ou quem vive contagiado com a tal corrupção...

  Dizem que o Brasil ainda é uma criança
Mas criança não tem maldade nem vive de ilusão
Criança quer ter direito, quer ter respeito.
Casa, comida, saúde e educação...

Pensa nisso povo lindo dessa nação
Nosso voto é nossa arma de segurança
Está em nossas mãos a esperança
De ver o respeito garantido para a criança...



DECIDI VIVER MEUS SONHOS

Seja real seja virtual
Quero ser a mais bela poesia
Ser fada ser luz ser luar
Ri chorar e assim realizar...

Quero ser uma beija flor
Com a leveza de asas
Bico comprido bom de beijar
Desejo  de ser e voar...

Quero ser uma estrela nas manhas
A noite ser toda lua
Quero meu canto contagiar
Escrever meus poemas e delirar...

No teclado fazer minha morada
Com letras douradas
Descrever-te em pensamentos
Devanear nos sentimentos...

Quero sol no cair da tarde
Quero banho de mar
Mesmo em noite de tempestade
Vou me despir da vaidade...

Mesmo que nesse mar abrigue
O mais temeroso mistério
Quero em teu seio mergulhar
Deixa-me sonhar... Sonhar...

 Só quero perigos distantes
Ser uma gota de água
Ou mesmo o oceano inteiro
Quero um amor verdadeiro...




À tardinha

Sentar na grama
Visualizar o por do sol
Que deixa seus raios
Nas profundezas do mar
Esperar tranquila
Pelo belo romper da lua
Que se exibe sutil
Tocando nas águas
Tao leve feito o voo
De uma pequena libélula
Que contagia a penumbra
Que ronda as águas
Que tinge de prata
Que só faz delirar
Assim é um fim de tarde
Aqui na beira do mar...





SEXTA FEIRA

A gente flutua
Com a alma nua
Querendo sair
Passear na rua...
Virar borboleta
Leve de asas livre
Muda o estilo
Fica colorida
É fim de semana
É praia, cinema.
Amigo só contagia
Amor vem vira poesia...
                                           




Amanha...
 Se não mais me vir por aqui
Encontre-me nos versos que fiz
Nas formas erradas em fim
Mas ali tem tudo de mim...

Procura-me n uma lágrima caindo
Numa gota de orvalho surgindo
Em pétalas aveludadas
De flores abandonadas...

Busca-me na imensidão do mar
No arrepio que a brisa trás
No choro do sol desaparecendo
Ou na lua de verso apaixonado...

Se mesmo assim não me encontrar
Saiba que sou como a noite vazia
Desistir de continuar a sofre
Seguirei escrevendo meu verso
Desse meu jeito de ser...






O que faço...

Com meus sonhos
Que foram acorrentados
Que estão esquecidos
Nos meus desejos adormecidos...

O que faço...
Com a voz que não cala
Que grita no peito
Explode na alma
Ora aflige ora acalma...
O que faço...
Com esse coração que geme
Em noites de insônia
De esse meu triste sonhar
Na florescência do meu olhar...
O que faço...
Com o medo que ficou
A coragem que faltou
A lágrima que rolou
Diante da desilusão que sonhou...





Gostoso é...
Acordar cedinho
Fazer aquela caminhada
Na beira da praia
Água gelada
Batendo nos pés
Senti o aroma da maresia
Com aquele cheiro de poesia...
Voltar para casa
Tomar o melhor banho
Aquele café fresquinho
Na mesa a te convidar
Hum se deliciar...
E numa rede convidativa
Largar-se todinha e relaxar
Deixar as horas passar
Sem pressa
Sem horas
Sem tempo de acordar...







´             
TENHO DE TUDO

Meio menina
Um pouco malcriada
Muito mais mulher
Discreta
Atrevida
Serena
Carente
Espirito poético
Meio moleca
Se der sou doce
Se não fico amarga
Uma hora sou a razão
Na outra me perco
Sou a clareza do luar
A escuridão da noite
Sou um jardim florido
Uma simples folha caída
Que o vento arranca
Carrega
Perde-se
Sou o adjetivo da verdade
Derivado de mim mesma
Sou a força gramatical
O verbo perfeito
Descrever
Modificar
Ser
Amar
Identificar
Delirar
Nos poemas de mulher...






Quem sou eu?

Uma visão
Uma miragem
 Dona da razão
Ser eu ser emoção...
Atrasou-se azar
Chego antes nem notam
Errei sou criticada
Acertei nunca elogiada...
Não sou poetisa
Sou sonhadora
Sou sombras de mim
Sou tudo sou sim...
Sou anseios
Sou desejos
Sou quem sou
Sou até o que ficou...
Sou tudo
Não sou nada
O que importa
É ser amada...
Sou eu mesma
Fim por fim
Tudo é meu
O que brota dentro de mim...







Delirar...

Olhei dentro de mim
Às vezes serena
Um pouco envolvente
Tempestiva
Com agito frenético
Perco-me em risos...
No acordar da manha
Sou alvorada cantante
Em ritmo acelerado
Flutuo no tablado...
Nos palcos da vida
Sou bailarina
Recito canções de amar
Desperto dos sonhas
Volto a delirar...





Fantasia

Já me senti um anjo
Com meiguice de criança
Já fui pássaro
Criei asas e voei
Fui até sereia
E nesse mar te encantei
Fui tempestade
Explodi
Fui chuva
Só para te molhar
Fui sombra
A te proteger do sol
Fui tanta coisa
Agora sou a serenidade
De uma noite calma
Sonhos flutuantes
Dormir serena
Acordar na hora certa
 coisa boba
Apenas fantasia de poeta...






DOMINGO

Acordei cedinho com sede de mar
Fiz uma gostosa caminhada
Na agua molhei os pés
Parei um instante olhei aquele silencio
O visual mais lindo
Só pescadores remando
Gaivotas perdidas bicando...
Pescar não é muito bom
Mas é linda a vida do pescador
Que saem cedinho de casa
Faça chuva faça frio ou calor
A mulher fica na cama
E lá vai ele se lançar
Nas profundezas desse mar...
Se soubesse escrever
Rabiscaria aqui mesmo na areia
Um belíssimo poema
Pensando bem
Queria mesmo era flutuar
No céu no ar
Nessa imensidão de mar
Melhor deixar de sonhar
E correndo para casa voltar...






QUANDO APRENDI A LER
Quis logo entender
Como se conjuga verbos
Sem precisar muito ler
Queria conjugar o verbo
Amar você...
E sem mesmo entender
Fui querendo descobri
Outra palavra surgia
Mas só amar eu queria...
E perguntava a minha gramática
Verbo amar foi extinto?
A resposta está no coração
Amar rima com paixão...




Feito beijo de beija flor

Beijou-me com um leve sopro
Como não quer acreditar
Que não tem certeza de nada
Ou que eu possa te enfeitiçar...

De que meu beijo possa despertar
Seus anseios desejos de mim
Teu roçar levemente nos lábios
Parece sopro sem fim...

E o beijo de beija flor
Beija como se sugasse meu mel
Em meu coração desejo brotando
O apelo por te clamando...

Esse grito que não quer calar
Afoga-me nesse mar de beijos
Ou deixa-me despedaçada
No silencio dos meus desejos...








Tudo se cala

Nada se move
Nada se ouve
Nem a leveza de uma folha caindo
O balanço fraquinho
Do vento que sopra
Até os pássaros se calam
Aqui tudo se acalma...
O mais profundo silencio
Nem o estouro dos trovoes
Nem o brilho dos relâmpagos
Tudo se cala
Nada se ouve
Alheia a vida lá fora
Nem escuto o bater do coração
Nem o tic tac do relógio
Tudo se cala
No silencio da alma..

Irá Rodrigues
 



Amor insano

Doces beijos
Lábios trêmulos
Tenra caricia
Corpo estático
Momento absorto
Silencio gostoso...
Momento de êxtase
Em delírio lascivo
Meu vicio de amar
Em teu corpo delirar...
Esse jeitinho de sonhar
Em forma languida
Suspira
Extasia
Entrega vencida...
Insano amor
Em teus braços acordar
Num quarto escuro
Num cheiroso jardim
Ou mesmo numa praia sem fim...





O que posso fazer

Com os desejos acalentados
Que foram encaixotados
No fundo da alma?
Com um amor acorrentado
Esquecido num canto
Entre soluços e pranto...
O que fazer
Com a esperança perdida
No infinito do meu ser
Que grita querendo vencer
Uma batalha esquecida...
O que fazer
Com as cartas mal escritas
Que você me escreveu
Sem sentido sem lógica
Relatando o que esqueceu...
O que fazer
Se o coração grita
Do peito querendo sair
Dessa lágrima reprimida
Sem vontade de sorrir...

Fazer o que
Com a lembrança doida
Do abraço que nunca deu
Do beijo que não rolou
Do desejo que em mim ficou...






Hibernar
Qual amor não ficaria
Perdido nessa invernada
Um paraíso de gelo
Ser urso ser dengoso
Um amante gostoso...

Ser mulher indolente
Sem maquiagem sem nada
Despida de tudo
Lasciva dengosa carente...

Com cheiro de quero mais
Sem batom ser bela
Sensual do jeito que quer
Ser fera fogosa mulher...
Num erotismo vicioso
Esquece o frio lá fora
No aconchego insano
É amor profano...

Afoito e promíscuo
É sabor de ser amada
É frio é calor de invernada...

É amor
Sem eira sem beira
É suor com cheiro de sexo
Na sombra da parede o reflexo...






Amante da poesia

Em cada passo que dei
Recolhi farrapos da alma
Em papeis desbotados
Fiz versos remendados...

Rimei amor com dor
Momento com encantamento
Esqueci-me de rimar
O meu jeito de amar...
Deixei retalhos de mim

Na alma dos apaixonados
Entre desejos e paixão
Gravei versos de emoção...

E nesses passos que dei
Na correnteza do vento
Tracei frases espalhei
Deixei vagando no tempo...

Na ânsia de realizar
Pedi clemencia
Fui amante da poesia
Fui à verdadeira magia...



Sai do prumo...

Despertei leve e suave
Como o voo de uma libélula
Adormecido na margem do rio
Corpo despido arrepia de frio...
Sai do prumo
Tomei uma overdose de desejos
Tracei um poema delirante
Em sons de delírio flutuante...
Partículas de versos
Manha orvalhada
Néctar de desejos
Amor na madrugada...
O ultimo sussurro
Adormece
A pureza da poesia
Antes que o dia nascia...




Ah!...
...que vontade me deu.
De ser bruxa ou feiticeira
Fazer travessuras
Mexer com o amor
E nessa bagunça toda
Ri hilariante
Fazer uma festa
Saborear champanhe
No gostinho do amor
Embriagar-me...
Comer morangos com chantilY
Sorver de tua boca
O doce do desejo
Arrancar suspiros
Roubar-lhe um beijo...
Trafegar nas linhas do teu corpo
Desrespeitar o sinal
Perder-me...
Experimentar a malicia
Que vem do amor
Ser transparente ser cristais
Ser faminta querer mais e mais...








Falar do beijo
Sentido perfeito
Desejos e ardor
Doçura
Ternura
É amor...
O beijo gostoso
Bem apertado
Aquele colado
Todo encantado...
Beijo cheiroso
Ramalhete de flores
Sonho de cores
Beijinho de amores...

Beijo doce
Desperta o apetite
Sabor de morangos
Desperta emoção
Gostosa paixão...

Beijo bom
Sorvete de caramelo
Tem sabor tem frescor
Invade o corpo isso é amor...





Desabrochei...

Permiti a paixão
Que trago no peito
 Desabrochar...
Meu sorriso guardado
Fluir dos meus lábios
Livres silenciosos...
Feito rios que corre
Aflora desagua
Esbanja alaga
Acalma...
Meu riso minha voz
Desbravando meu desejo
Delira...





Meus caminhos
Sem trilha
Sem atalho
Com remendos
Feitos de retalho...
Em pedaços
Coloridos
Mal acabados
Sem rumo
Tatuados...

Irá Rodrigues




Ah! ...

...Se pudesse
Saí às ruas
Pichar os muros
Com versos.
Contagiar
A alma
Daqueles
Que por covardia
Esconde-se
Não pinta o mundo
Com cores vivas
Nem descreve
Numa tela
A poesia da vida.
Deixando o medo
Ter tanto efeito
Que nem cabe
Num embrulho
Mal feito.
E se afunda
No abismo
Dos sonhos adormecidos
Em passados esquecidos...    

Irá Rodrigues                                                                        



SOU...

... A lua despida
Que contagia
As águas
Vira poesia...

Sou a tinta esquecida
Raspada da tela
Largada no chão
O restinho na tua mão...

Sou menina
Que faz pirraça
Que engole a própria ansiedade
Diante de um pote de sorvete
Antes que ele se acabe...

Sou aroma de sândalo
Que invade as manhãs
Contagia o dia
Vira versos faz poesia...


Irá Rodrigues
Código do texto: T4048804 





 




Quando na madrugada...

A lua iluminava o mar
Meu corpo procurava o teu
As ondas rolam
Corpos se enroscam...
No barulho do mar
No balanço das ondas
Corpos a se encontrar
Desejando se amar...
Corpos salgados
Desejos enfim
Cheirinhos de mar
Com gostinho de mim.
São gemidos contidos
Num toque eloquente
Pele salgada
Menina carente...



Irá Rodrigues




Nada acerto

Meu computador
Não funciona
Parece castigo
Nem consigo
Escrever um poema
É crise só problema...
Paciência me falta
Perco a calma
Essa minha nostalgia
Descrito na poesia...
Não encontro a palavra
Uma encaixa
Outra inexistente
E a poesia fica assim
Feia triste
Rima desgarrada
Uma palavra cai
A outra se perde
Sem rumo
Sem prumo
Meu poema remendado
Com palavras
Costuradas
Emendadas
Minha poesia
Inacabada...
De Irá Rodrigues






Decepção
– autoria Irá Rodrigues

Chega sem avisar
 Mando logo passear
Viro a página do tempo
Rabisco meus anseios e jogo ao vento...

Conserto meus erros
Peço desculpas se convier
Se eu  errei foi bobagem
Melhor ir em frente
E seguir viagem...

Fazer a mala- partir
Traçar versos declamar
Nele descrever amigos e inimigos
E até os invejosos querendo me derrubar...

E assim eu faço a minha poesia voar
Em algum lugar ela vai chegar
Onde eu  nunca possa estar...    












O que ...


...Nos deixa mais decepcionada
Quando acreditamos
E participamos de algo
Esperando ser o que sonhamos...

Mas  vem a decepção
Não é o que esperamos
No final parece que estamos
Implorando migalhas
Daquilo que pagamos....

Trabalho e não quero nada de ninguém
Como também não gosto de dar
Sem ver que não precisam
Mas realizar sonhos a custa de outros
Isso é triste irritam....

Parabéns pela beleza da antologia
A qual eu tenho reconhecimento
Mas fui mesmo decepcionada
Não esperava que tivesse esse final
Que Deus os guie sempre  nessa jornada...












Amizade

Se for verdadeira
Tem a mente aflorada
Diferente do amor
Uma hora acaba em nada...

No amor se vive nas estrelas
Na amizade se tem a certeza
Que se o amor acabar
Estará ali para te abraçar...

Amigo nunca te vira às costas
Nem abandona nas dificuldades
Se o amor acaba na mesma hora
Atravessa a porta e vai embora...

Misturar amor e amizade
É correr o risco de perder
O amigo vai embora - saudade
O amor te abandona- maldade... 


Bem cedinho

Pela manha conquistei

Três raios de sol

Corri para o mar

E na brisa do vento

Enviei os carinhos

Os beijos prometidos

Deixei mais adiante

Ficaram perdidos

Nas rajadas do vento

Ou nas ondas do mar

Nos caminhos que a vida traz

Peguei das ondas

Pingos de agua esquecidas na praia

Formei oceanos de frases

Na areia mesmo escrevi

Os mais lindos poemas de amor

Revoltada as ondas rolaram

E num instante meu poema apagou

Chorei sem querer

Tudo que criei ficou esquecido

Na areia só restou uma pequena frase

Foi por você meu amor

E assim se foram

As declarações que te fiz...






 FIM DE TARDE...
Conversa vai

Conversa vem

Uma musica suave

O clima seduz

Mostra-se mansinha

O clima cai lentamente

Exibe-se todinha...

Na mesa um vinho

Na vitrola a musica convida

Não recusa só quer dançar

Tudo é nostalgia

O momento fica assim

Leve

Apaixonante

Pura magia...

Os corpos se aproximam

Nos olhos o mistério

Na voz a meiguice

O sussurrar no ouvido

O poder de ter

Sem pensar no querer...

Ao longe o sol se pondo

O dia dando lugar à noite

O anseio do beijo

O poder do sexo saciando desejos

Desejos de saciar

Até a fome passar

O poder de querer

Sem pressa se amar

Até o dia raiar...

Um comentário: