quinta-feira, 31 de março de 2022

ENTREVISTA

 Tive a honra de ser entrevistada pelo Professor, Escritor e Poeta Cesar Ubaldo de Feira de Santana-BA

GRATIDÃO.
Entrevistador- Professor Cesar Ubaldo
Entrevistada- Escritora Infantil- Irá Rodrigues
. 1-Fale de você desde infância: como foi, o que gostava de fazer. Fale das principais amizades, qual o legado delas.
R= 1-Minha infância apesar de ter perdido minha mãe com apenas cinco anos de idade, tive uma fase cheia de aventuras, e para isso tinha os amigos sempre ao meu lado. Aqueles que deixaram o valor da verdadeira amizade.
2-Nome de Batismo e Pseudônimo. Por quê?
R=2- Iraci da Silva Rodrigues.
Irá Rodrigues- nome artístico uma escolha da Editora que publiquei meu primeiro livro. Gostei e adotei.
3-Quando começa a escrever? Quais as influências? Como ocorre o seu processo de criação?
R=3- Eu escrevo desde criança, de início coisas tristes, falta de minha mãe. Com a adolescência minha escrita foi se despertando para o lado romântico o que escrevi por muito tempo. Até que em 2013 fui desafiada por uma editora de Portugal a participar de um concurso infantil. De início fiz por gostar de desafios e quando fiquei e segundo lugar com um conto eu me empolguei, fui me apaixonando e hoje o mundo infantil me domina totalmente.
4-Quais os seus autores preferidos e por quê? Eles lhe influenciam até hoje?
R=4- Não tenho um preferido, mas gosto da escrita de Cora Coralina. Monteiro Lobato e Manuel de Barros me incentivam a seguir escrevendo para criança.
5-Qual a contribuição que teve na Universidade para se estabelecer como autora?
R=5 Quando entre na Universidade já escrevia, mas tinha vergonha de mostrar e ser criticada. E ali criei coragem de mostrar o meu trabalho. Eu fiz geografia e muitos professores me diziam o que estava fazendo naquele curso, que deveria fazer letras. Minha resposta era não. E provei que pra ser poeta não importa o curso que faz e sim os sonhos dentro de você.
6-Com certeza, gosta de contar estórias e histórias. Em tempos tão disformes, qual a importância da Contação de Estórias?
R=6 Eu acredito que é uma forma de se fugir um pouco da realidade e viver no mundo encantado do que somos capazes de criar.
7- Quais os livro
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e sentada
Paulo Vasconcellos, Osvaldo Teles e outras 3 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário