terça-feira, 29 de janeiro de 2019

RELATO DO MEU TRABALHO COM A POESIA




Quando comecei a escrever para o mundo infantil busquei antes de tudo me colocar no lugar da criança e dessa forma elas estão presentes em tudo que escrevo. Cada poesia cada conto ou  fábula eu tento despertar a sensibilidade da criança por meio da leitura de uma forma prazerosa,  que seja bem divertida e com aventuras as quais venham prender a atenção do meu público mirim e dessa forma fazer com que ele deixe um pouco de lado o celular e viagem nas belas historinhas cheias de aventuras.
Para que eu possa atingir o meu objetivo busco promover familiaridade com o cotidiano trazendo  os animais para fazerem parte desse universo e assim os meus livros permitem que a criança entenda o significado das mensagens de cada texto e agregue  valores à sua vida. Além de promover a interação do mundo que o cerca com a fantasia de ser criança.
Fazer com que a criança goste de ler hoje está sendo a maior  competição com os jogos eletrônicos, o domínio do celular vem tomando conta das crianças e daí o nosso desafio em escrever de uma forma lúdica que realmente venha encantar a criança e a melhor maneira de vencer essa competição é incentivar a leitura expondo a elas os livros mostrando que através das história que cada um traz ela será capaz de conhecer mundos diferentes,
Pensando na importância da leitura como ferramenta da formação desses leitores é fundamental que antes de colocar no papel eu busque entender o imaginário da criança instigando a sua criatividade, uma vez que, a poesia contribui para o desenvolvimento da sensibilidade ética fazendo  um elo entre a criança e o mundo real.
Sabemos que a poesia é um texto que atrai a criança quando trabalhada em sala de aula de forma lúdica e que contribua para a sua própria construção. Oralmente ela brinca com os personagens do texto e com isso contribuindo para  o seu desenvolvimento linguístico na sua própria formação.
Irá Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário