terça-feira, 11 de dezembro de 2018

POEMAS DE NATAL




NATAL   

Cada ano parece que o Natal chega mais depressa. O tempo encurta para tantos preparativos. Decorar a casa, preparar a ceia para receber a família e os convidados, comprar os presentes  parece que não há tempo para os preparativos.
O  Natal é muito mais que empacotar presentes fazer lista de convidados, decorar a árvores e deixar a casa impecável toda iluminada.
Preparar-se para o Natal é está com o coração aberto para o afeto, o amor e o acolhimento. É saber perdoar e ter a simplicidade de pedir perdão. Natal é fazer uma faxina na nossa casa interior eliminando tudo que é negativo e abastecendo com objetos positivos. É deixar o egoísmo e certas ações para trás,
Que neste Natal possamos olhar o outro com sinceridade.




 



NATAL

Não é somente  festas viagens e cartões
 É momento de solidariedade
É conhecer a história de verdade
Porque Natal  é tempo de reflexão...

De avaliar os mistérios que não entendemos
É tempo do melhor presente a receber
Um abraço e o amor que também podemos oferecer
Porque Natal é família é a oração que aprendemos...

Para conhecer o verdadeiro significado
Do acolhimento e do perdão
É se dedicar a um minuto de oração...

Que possamos ter tempo para refletir
No irmão que vive abandonado na dor
Que nunca recebeu um abraço muito menos amor...

Então é Natal!

Irá Rodrigues



NATAL

Como falar sem relembrar meu passado
A minha infância onde era tudo tão simples
A árvore era um galho forrado de algodão
Luzes só das estrelas no céu
E a espera do velhinho Papai Noel...

A noite de Natal a família se reunia
Primeiro na igrejinha
Onde era feito as orações
O amor e a paz inundavam os corações...

E logo que terminavam
Era hora de degustar doces fritos
Criança não tomava vinho
Mas tinha os sucos e bolinhos...

Antes de dormir era hora de correr até a janela
Cada um escolhia onde colocar o seu sapatinho
E quando o dia raiva era aquela correria
Todos queriam ver o seu presentinho...

Dentro daquela simplicidade tinha amor
O presente era uma fita uma meia
 Uma boneca-  Que alegria
A gente feliz e a tudo  agradecia...

Irá Rodrigues






NATAL

Como falar sem relembrar meu passado
A minha infância onde era tudo tão simples
A árvore era um galho forrado de algodão
Luzes só das estrelas no céu
E a espera do velhinho Papai Noel...

A noite de Natal a família se reunia
Primeiro na igrejinha
Onde era feito as orações
O amor e a paz inundavam os corações...

E logo que terminavam
Era hora de degustar doces fritos
Criança não tomava vinho
Mas tinha os sucos e bolinhos...

Antes de dormir era hora de correr até a janela
Cada um escolhia onde colocar o seu sapatinho
E quando o dia raiva era aquela correria
Todos queriam ver o seu presentinho...

Dentro daquela simplicidade tinha amor
O presente era uma fita uma meia
 Uma boneca-  Que alegria
A gente feliz e a tudo  agradecia...

Irá Rodrigues






PAPAI NOEL

Na noite de Natal
Vou me ajoelhar
Fazer meu pedido
E te esperar...
Eu sei Papai Noel
Que a fé e a esperança
Nunca há de morrer
No coração de uma criança...
Vou colocar meu sapatinho
Mesmo assim bem velhinho
Lá na janela do meu quarto
Assim Papai Noel
Tu podes ver lá do céu...
Mas não se esquece das criancinhas
Que moram nas ruas
Sem um lar sem carinho
Traz apenas  um presentinho...
Sabe Papai Noel
Se não sobrar presentes
Pode enviar o meu
Vou ficar aqui pedindo
A quem nunca teve família
Que o bom velhinho nesse  Natal
Traga um pouco de alegria... 



Autoria-Irá Rodrigues




 Vivida na fazenda
Tudo ali era singelo
Não tinha maldade
Só reinava a bondade...

A noite chegava
Era aquela alegria
O sapatinho se colocava
E com  ansiedade esperava...

Natal era um sonho encantado
Sapato novo vestido engomado
Tudo cheirava alegria
Era pura magia...

E quando a noite chegava
Olhávamos para o céu
Queríamos avistar
O bom Papai Noel...

A casa se enchia de luzes
Os amigos iam chegando
Era tudo tão lindo
Crianças brincando e sorrindo...

Ao deitar fazia orações
Pedindo ao Menino Jesus
Que nos guiassem unidas
Cobrindo-nos de luz...

Lembro-me até hoje do meu primeiro presente
Era uma bonequinha de pano
Daquela bem simplesinha
Mas foi meu melhor presente...

E assim é um dos meus Natais
O que lembro e nunca esqueço
Hoje recordo feliz
Momentos assim nunca mais...

No presépio o menino Jesus
 Dormia  sereno na manjedoura
A sala ficava festiva
Uma paz acolhedora...

Irá Rodrigues-







BILHETINHO PARA PAPAI NOEL

Papai Noel eu não tenho sapato
Para colocar com o meu bilhetinho na janela
Mas tenho uma sandália velha
Vou pedir um presente bem barato...

Pode ser uma bola ou um carrinho
Pode até ser velho eu não ligo
É que a gente aqui do abrigo
Deixa os brinquedos para os menorzinho...

Eu sei Papai Noel que tem muitas crianças para visitar
E se por  acaso o senhor se esquecer
Mesmo assim vou agradecer
Olhar feliz para o céu e ver o senhor passar...

Quem sabe no ultimo  momento
Vai se lembrar daquela sandália na janela
É aquela velhinha de tira amarela
Será que pode ver lá do firmamento?

Ah! Eu já ia me  esquecer de assinar
Esse bilhetinho que escrevi com o coração
Que todo o dia pede em sua oração
Uma família para esse menino sem lar...

Assina: Natal da Esperança


 




CHEGA O NATAL


Natal!
Data que deveria ser diferente
Que olhassem para essa gente
Que soubessem o verdadeiro significado
Do Natal do menino Jesus...

Quantas crianças abandonadas
Pela família pela vida e pela sociedade
Que vive coberta de maldade
Sem um olhar nas frias madrugadas...

Quantos corações sem esperança
De sonhos esquecidos
Sonos mal dormidos
Na vida de muitas crianças...

Quantas injustiças nessa  vida
Muitos com tanto luxo na noite de Natal
Outros sem um pedaço de pão
Só tristeza no coração...

Chega o Natal – pedimos Senhor
Quando o sino da capela badalar
Estende tua luz para amparar
As crianças que tanto precisam de amor...

Quantos velhos em asilos abandonados
Sem ter a família para desejar Feliz Natal
Quantos precisam  de um abraço e proteção
apenas uma visita um carinho faz bem ao coração...





 Autoria- Irá Rodrigues









Nenhum comentário:

Postar um comentário