terça-feira, 18 de setembro de 2018

POEMAS DA MINHA CIDADE




MINHA QUERIDA CIDADE


Hoje a nossa cidade completa 97 anos de emancipação política, Santo Estevão, dos encantos, altiva, forte… Que  prospera a cada dia, trazendo a certeza do quanto tu és querida.
Que benção é chegar aqui e poder dizer: Parabéns a esse povo que protagoniza o desenvolvimento dessa terra.
Que  cada ação realizada pela  gestão prefeito e vereadores deixe solidificada na nossa história para que amanhã possam relembrar com orgulho desse momento. 21 de setembro de 2018, sabemos que muito foi feito e muito mais ainda será feito  contribuindo para o desenvolvimento do nosso município. Seja na conduta séria e comprometida de nossos representantes ou nas ações coletivas que aos poucos vem se realizando em nosso município,.
Sei que o objetivo de cada um santo- estevense é enaltecer nossa terra e nossa gente com prosperidade, união, trabalho, emprego, amizade e todos os sentimentos positivos que possam transformar a violência do nosso município em paz.
Parabéns a todos que aqui chegaram e abraçaram a nossa terra como a sua terra contribuindo assim com o desenvolvimento do município, buscando desafios de fazer mais sem perder de vista os anseios da comunidade.
Sei que o maior desejo de todos é que cada filho dessa terra natural ou adotivo seja um ponto de perseverança, para manter a cidade no caminho do sucesso. Se conseguirmos algumas conquistas esse mérito é de todos que quer um município digno com direitos concretizados.
Mas para que isso aconteça é preciso o fortalecimento da união, que o nosso município  prospere cada vez mais.
Santo Estevão- terra de amor de emoção, tu és a terra do acolhimento...
Parabéns minha cidade amada.

Irá Rodrigues



MINHA CIDADE
Ela tem rio e montanhas
Tem cheiro das manhãs
Tem um povo hospitaleiro
Tem encanto o tempo inteiro...
Ela é linda e animada
Quem a visita fica apaixonada
Tem pontos turísticos e lazer
O sol se pondo é lindo de se ver...
Tem um rio de se encantar
A Lagoa linda de se admirar
Onde se faz caminhada
À noite muito animada...
Aqui tem praça florida
Tem muita gente querida
Com ruas arborizadas
Minha cidade adorada.
Santo Estêvão meu pedacinho de chão
Cidade amada do meu coração
Ela é linda pode acreditar
E se duvidar venha nos visitar...






Aqui

Na minha aconchegante cidade
Quando o sol diz boa noite
É lindo o espetáculo
Bandos de garças brancas
Partem em direção ao rio
Ali vão se abrigar.
Só quem vive esse momento
Sabe bem admirar
Registrando  no pensamento
É lindo de ver
Não tem como esquecer...



SANTO ESTEVÃO


Vivemos  numa  cidade
Onde ainda se ouve o canto do passarinho
Apesar de tudo ainda existe tranquilidade
Pois nunca faltou o carinho...

É uma cidade linda  aconchegante
Com a beleza das praças e de cada rua
É admirada pelo seu porte elegante
Aqui ainda podemos admirar a lua...

Aqui tem festejos o ano inteiro
Cada um na sua época e o seu lugar
Tem o Natal com festas do padroeiro
Aqui não falta motivo para se comemorar...

Tem o riacho do Salgado esse Chico pode falar
O mais lindo ponto turístico no meio da cidade
A história de Santo Estevão ele bem sabe relatar
Falo também da lagoa o encanto da felicidade...


Aqui na nossa cidade tem muitas pessoas decentes
Tem a esperança brotando no coração
Mesmo com problemas vivem contentes
Porque tem  amor brotando por esse chão...


Eu sou até suspeita para falar
Levo na alma gravado o nome de Santo Estevão
Por onde ando  faço questão de declarar
Esse amor que não tem explicação...
Porque aqui é o meu e o seu lugar...

Irá Rodrigues
Santo Estevão minha cidade


HOMENAGEM A MINHA CIDADE

Trago no peito o orgulho de dizer
Aqui ainda mora a dona felicidade
Aqui nasci aqui quero morrer
Santo Estevão a minha feliz cidade...

 Terra de gente honesta e trabalhadora
Onde a educação é a maior prioridade
Fortalecendo um futuro de gente vencedora
Parabéns minha amada e querida cidade...

 Santo Estevão terra amada de história para contar
Terra nobre recheada de seus valores
Humildemente eu venho te exaltar
Mas a sua história eu deixo nas mãos dos historiadores...

Lugar que encanta pela sua beleza
Abraçada pelo encanto do Rio que aconchega

O seu potencial turístico é de  exuberante riqueza
Atraindo tantos que por ali chega...

Se pudesse fazer uma cidade de poesia
Declamaria nos acordes de Chan Falcão
Nas telas de tio Wil quanta grandeza seria
Falar do nosso povo, falar do nosso chão...

Irá Rodrigues
Anoitecer na minha cidade

Na lagoa ou no rio
É o mais lindo espetáculo
É um presente da natureza
Vestindo o entardecer com a sua beleza.


Como tu és lindo ó Sol poente
Nesse espetáculo deslumbrante
Em cada espaço cenário espetacular
 Em tua cor alaranjada resplandecente...

Nas sombras do entardecer adormece o dia
Despertando a Lua na sua grandeza
Bendita noite de nobre realeza
Tu és os versos da minha poesia...


Santo Estevão
Aqui é a nossa querida cidade
Ainda  se ouve o canto dos passarinhos
Aqui apesar de tudo ainda existe tranquilidade
Essa é a nossa casa, o nosso chão...
  Quem dera se a nossa cidade
 Nunca perdesse a   tranquilidade  da rua
Onde se sentava à tardinha esperando a lua
Aqui tem um povo hospitaleiro de verdade...
A nossa querida cidade tem festejos
Atrai gente de toda a região
Tem outras festas de animação
O São João e a festa do padroeiro...
Tem o salgado marco do seu descobrimento
Lugar de nascentes aonde o povo ia se banhar
Muita água ali poderia jorrar 
Mas o homem achou melhor o desmatamento...
A minha cidade traz grandes lembranças
Aqui chega gente de todo lugar
Apegam-se e não quer mais voltar
A nossa cidade ainda é berço de esperança...

 




FALAR DA MINHA CIDADE

Falar dessa  cidade querida
É falar dos seus lindos encantos
Das belezas  que brotam em todos os cantos
Aqui quem chega encontra guarida...

Escolhi falar desse lindo espaço
A lagoa de Plinio como é chamada
Um ponto turístico  para uma boa caminhada
Aqui a natureza e o lazer encontram-se num abraço.

Apresento a imagem e deixo para avaliar
Só posso dizer que é a mais linda beleza
Projetada pela mãe natureza
Ela diz muito mais do que tenho para falar.


MINHA CIDADE


Quem aqui chega quer ficar
Pelo seu carisma e atenção
De um povo que ama de coração
Cidade que sabe abraçar...

Ela tem encantos de se admirar
A Lagoa  um lindo cartão postal
O pôr do Sol não há outro igual
Belo espeço para se caminhar...

São tantas as nossas riquezas
O canto do passarinho ao amanhecer
A alegria que buscamos para viver
Nesse cenário presente da natureza...

Esta é a minha, a sua cidade,
Então vamos com carinho cuidar
Para que amanhã possamos desfrutar
De tudo que é bom de verdade...


 




SANTO ESTEVÃO

Quem ama fala a verdade
Ela é linda de se ver
Aqui podemos conhecer
O valor da nossa cidade.

Terra de um povo trabalhador
Cidade do nosso coração
Que abraça a população
Com respeito e amor...

Cidade cheia de graça
Sua beleza natural encanta quem a conhece
Quem a visita nunca mais se esquece
Do carinho com que o povo o abraça...


Na lagoa, o pôr-do-sol é contagiante,
É um aconchego que chega à alma
Basta uma boa caminhada e acalma
Tudo da nossa cidade é deslumbrante.

Minha linda e encantada cidade
Refugio dos amores
Aconchego dos prazeres
Quem aqui chega
Apaixona-se
Faz morada
Feito pássaro
Constrói seu ninho
Vão embora
E logo voltam
Para aqui fincar raiz
Nossa terra da felicidade
Terra de gente boa
É festa o ano inteiro
Uma mistura total
De varias religiões
Terra de grandes homens
Citando como exemplo
Desse posso dizer
Meu amigo
Meu pai
O inesquecível
Zezito Fonseca
Médico
Parteiro
Conselheiro... 







Irá Rodrigues
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário